Como escolher a melhor empresa para criar o site da sua empresa?

O mercado de criação de sites em Portugal atingiu uma amplitude tão grande de ofertas e preços, que tornou muito complicada a decisão do cliente quando procura a melhor opção para a criação de site para a sua empresa. Quando um serviço ou produto aparece tanto na versão grátis como chegar aos 5000€, alguma coisa tem que ser diferente entre as ofertas. E a máxima "tem-se o que se paga" é completamente válida nesta área, e ainda consigo acrescentar outra expressão "se não se paga o produto, nós somos o produto" (esta para pensar um bocadinho). Para quem está completamente longe do mundo da Tecnologia e, não faz ideia que perguntas fazer para obter toda a informação que precisa, esta decisão ainda se torna mais difícil, são termos que não se intende e facilmente são levados ou pelo preço, ou por ofertas pouco honestas "vamos coloca-lo em primeiro lugar no Google".

Aproveite esta lista de 20 principais perguntas a fazer antes de escolher uma empresa de criação de sites, explore-a e use-a para o ajudar a escolher a melhor empresa para desenvolver o site da sua empresa.

 

1. Que serviços a empresa oferece ?

Além do design e desenvolvimento de sites, muitas empresas de criação de sites oferecem copywriting e serviços de marketing digital, tal como gestão de redes sociais, SEO ou campanhas Adwords. Embora seja muito comum assumir que todos esses serviços estão relacionados, e na verdade estão, na verdade são serviços muito diferentes que exigem um conjunto de competências muito especificas e distantes.

Não assuma que uma empresa é boa, só porque oferece os serviços todos. Seria ótimo ter uma empresa que gerisse todo o trabalho digital da sua empresa, mas mais importante é obter um resultado sólido.

Por exemplo, nós somos especializados em Tecnologia, no desenvolvimento, programação e criação de sites de forma personalizada e software completamente à medida. Por isso, se procura criar um site ou uma aplicação web com características muito especificas, somos a melhor solução. Mas não prestamos serviços de copywriting. Se tentássemos resolver tudo, certamente até faríamos tudo, mas não seriamos bons em nada.

 

2. Criam sites com design personalizado ou usam o mesmo modelo para todos ?

Muitas vezes, as empresas de criação de sites oferecem personalizações que não vão muito para além de colocar o logo da marca e alterar as cores do layout. Mas o design do seu site deve ser personalizado para que transmita a imagem da sua empresa e seus serviços. Fuja daqueles velhos layouts conhecidos, que torna os sites todos iguais. Preços muito baixos, prazos muito curtos e sem consultas com o cliente são sinais que a empresa pretende criar um site ‘padrão’.

 

3. Fornecem exemplos de sites que a empresa criou ?

Observar o estilo de design desses sites vai ajudá-lo a avaliar o tipo de sites que desenvolvem. Observe também o desempenho dos sites, se a navegação é fácil de usar, se os sites são bem elaborados, se o design é actual e moderno, se espelha o tipo de empresa e se passa confiança e profissionalismo.

 

4. Como é que será gerido o meu projeto ?

Normalmente, um processo de desenvolvimento de site inclui 5 etapas: levantamento de requisitos, design, desenvolvimento do site, testes e lançamento. Pergunte se terá uma pessoa de referência que fique responsável pelo seu projecto e que possa contactar sempre que precisar.

SAIBA MAIS: Como são criados os Projecto em Tecnologia na Execfactor.

 

5. Como é definido o preço do serviço de criação de sites?

A estrutura de preços do desenvolvimento de sites varia entre as empresas, por isso, pergunte se será em regime de mensalidade, orçamento em regime de projecto fechado (paga apenas uma vez), ou um serviço pago à hora. Tenha em mente que o preço é baseado na experiência e no conhecimento dos intervenientes na criação do site, mas também nas características e qualidade do site em si. O preço está de acordo com a qualidade do trabalho da empresa, da dedicação que oferecem ao seu projecto e no empenho na satisfação do cliente. À semelhança da indústria automóvel, carros há muitos, mas dificilmente paga o mesmo por um Porsche que paga por um Fiat.

 

6. O que precisam de saber sobre a minha empresa para começar ?

Normalmente, precisamos de conhecer o seu modelo de negócio e qual o principal objetivo do site. Pode fornecer imagens, texto ou outro conteúdo que deseja presente no seu site. Tal como, exemplos de sites que goste e que identifique quer em termos de imagem, quer de estrutura e funcionalidades com a sua marca.

 

7. Quantas páginas terá o meu site ?

Essa não deve ser a base para a criação de um site, deverá ser definido de acordo com o objectivo do seu site, a sua empresa e quais as funcionalidades que estarão presentes no site da sua empresa. Normalmente, a grande maioria dos sites possuem páginas padrão, como: Sobre nós, Contactos, Perguntas frequentes, Privacidade e Termos e condições. Mas em diversos casos poderá fazer sentido uma página de Produtos ou Serviços, Blog, Estudos de Caso ou Depoimentos, Galeria de Fotos, … são decisões que devem ser ponderadas e não atribuir o número de páginas de forma fixa e padronizada.

 

8. Até que ponto a minha opinião sobre o design do meu site vai ser tida em conta ?

Durante a reunião inicial, a empresa deve definir não só os requisitos do desenvolvimento do site, mas deve também fazer perguntas para ter uma ideia do seu negócio, o tom e o estilo que deseja passar e os tipos de estilos de sites que mais gosta. Isso dará uma ideia do tipo de imagem que procura, mas também por exemplo a abordagem que quer ter em termos de contacto com o seu cliente. A empresa deve-se preocupar acima de tudo com a satisfação do cliente, para que este fique com o site ao seu gosto e que melhor funciona no seu sector e para o seu público alvo.

 

9. O que acontece se eu não gostar do design inicial?

Geralmente, existem duas opções, ou o projecto apresenta um número ilimitado de alterações (dentro do bom senso) ou apresentam um determinado número de revisões pré-definido (por exemplo até duas versões). Também existem algumas empresas que apresentam hipóteses em algumas cores propostas, layout de design, imagens e tipos de letra, e escolhe dentro daquela oferta.

 

10. O meu site será construído por forma a poder ser alterado conforme meu negócio cresce ?

É fundamental que seu website tenha espaço para crescer, especialmente se a sua empresa puder adicionar novos produtos ou serviços no futuro, isto de forma gratuita e sem precisar de terceiros. Informe-se sobre a escalabilidade do design e das funcionalidades do seu site, e se a qualquer momento podem ser acrescentados novas características sem precisar de pagar um total redesenho do site.

 

11. O site será compatível com telemóveis, tablets e computador?

A criação do site compatível com dispositivos mobile é completamente obrigatória para qualquer empresa. As pesquisas por telemóvel continuam a crescer e já pouco são os que não andam com um smartphone por perto (ou são mesmo dependentes dele). Descubra qual a solução que a empresa oferece em termos de adaptação ao mobile, se é um design responsive e criado por forma a fornecer a melhor experiência ao utilizador.

 

12. O site será desenvolvido para otimização de motores de busca?

Existe um conjunto de boas práticas em termos de desenvolvimento técnico que devem ser cumpridos por forma a que o seu site permita a otimização para os motores de busca (SEO). Seja em termos de estrutura do site, de criação de url´s, de presença de meta título e meta data para cada página, ou mesmo outras questões de foro completamente técnico de programação, mas com importância fundamental. Mesmo quando a empresa em questão não fornece serviços de SEO, assegure-se que o seu site fica preparado para essa otimização.

 

13. Usam algum tipo de gestor de conteúdos (CMS)? E qual é que usam?

Um gestor de conteúdos permite que alteração de conteúdos no site seja feita sem recurso à empresa, tem total autonomia para alterar informações, textos e imagens no seu site sem precisar de ajuda. As grandes vantagens são: não paga mais por cada alteração, nem está dependente da disponibilidade da empresa, poupa tempo e dinheiro. Existe mais do que um gestor de conteúdos, o Wordpress é um gestor de conteúdos originalmente criado para fazer blogs e por vezes pode ser insuficiente para projectos mais complexos, o Umbraco é um gestor de conteúdos empresarial que tem a vantagem de permitir o desenvolvimento de todo o tipo de projectos (até aplicações web) e sem os custos de licenciamento, como por exemplo o Sitecore tem.

 SAIBA MAIS: O que o Umbraco, o CMS empresarial.

 

14. Fazem registo de domínio ?

Antes de um site ser lançado na web, precisa de um nome, de um domínio (ex: www.nomedaempresa.pt). As empresas que criam sites podem disponibilizar este serviço, registo de domínio, compra e configuração do mesmo. Tal como informa-lo da data de renovação anual (ou de acordo com o período contratado inicialmente). Mas se já tem um domínio, a empresa vai criar o seu novo site usando o domínio que já tem.

 

15. Fornecem serviços de alojamento web para o meu site ?

Associado ao desenvolvimento de sites várias empresas fornecem serviços de alojamento web, onde poderá manter alojado o seu site. Valide condições e compare com outras ofertas, nomeadamente espaço de armazenamento, presença de backups, onde estão localizados os servidores, e TTFB (time to first byte).

 

16. As funcionalidades do meu site serão testada antes de ser publicado ?

É fundamental haver uma fase de testes antes da publicação. Todos os projectos desenvolvidos por nós passam pela equipa de testes, é uma das fases fundamentais para o sucesso. Mas também o próprio cliente tem oportunidade de testar o seu próprio site antes de se publicado. Depois de publicado, qualquer erro que possa surgir é rapidamente resolvido.

 

17. Fazem integração do site com as redes sociais ?

Actualmente, poucos serão os negócios os quais não fazem sentido integração com as redes sociais. Se escolhe o Linkedin, o Facebook, o Instagram, o Tweeter,… A escolha da rede social depende exclusivamente dos objectivos da sua empresa e, onde estão os seus clientes. Questione se esta funcionalidade está incluída no preço, ou se apenas está disponível para pacotes mais premium de serviços.

 

18. Oferecem manutenção contínua do meu site depois de publicado ?

À medida que a tecnologia e as tendências mudam, pode querer alterações no site ou incluir novas funcionalidades no seu site. Isso pode incluir mudanças de conteúdo ou a actualização de design. Pergunte como são fornecidos este tipo de serviços, através de uma mensalidade fixa, através de pack de horas ou orçamentado quando preciso. Descubra se terá que pagar para actualização de textos e imagens ou se vai poder fazê-lo gratuitamente.

 

19. Vou ter acesso as estatísticas do meu site sem depender da vossa empresa ?

Actualmente, são vários os softwares que medem o desempenho dos sites. O mais utilizado continua a ser o Google Analytics, é assim importante que o seu site tenha a integração com este software facilitada. E apesar de algumas empresas de marketing precisarem de acesso a essas contas, deve manter ou pedir sempre o seu acesso para que possa consultar as estatísticas do seu site em qualquer momento.

 

 20. Imagino-me a trabalhar com esta pessoa?

Esta não é bem uma pergunta, mas não deixa de fazer sentido pensar nisto. É fundamental que sinta confiança, dedicação e profissionalismo. 

 

A avaliação de uma proposta passa, assim, pela análise de vários critérios, muito para além do preço. Actualmente o mercado oferece uma variedade enorme de ofertas, de preços, de níveis de qualidade e acompanhamento, quando falamos da criação de sites. Para quem não é da área é sempre complicado distinguir quais as diferenças, do que pode prescindir, do que deve apostar e mais importante que tudo, o que não pode mesmo faltar para que o seu site tenha sucesso.

Conheça os nossos serviços de criação de sites 

Contacte-nos e Peça Orçamento Grátis

Partilhe este Artigo