Como Criar uma Loja Online - O que precisa de saber para começar a vender online

Quer ter uma loja online mas não sabe por onde começar? Saiba tudo o que precisa para criar uma loja online e começar a vender os seus produtos online. Criar uma loja online implica ponderar diversos aspectos, e é isso mesmo que aqui encontra, as perguntas que precisa de responder para que tenha uma loja online de sucesso.

 

1. O que vou vender?

Por mais estranha que pareça esta pergunta, não deixa de ser a base de todo o processo de criação de uma loja online. Até que ponto os produtos que pretendo vender causam impacto e vão despertar interesse no meu cliente. Vou conseguir atrair clientes pela qualidade, pela originalidade, pelas características únicas dos meus produtos, … pelo preço? Quem são os meus potenciais clientes? Como é que eu consigo que se identifiquem com a minha marca e com os meus produtos? Uma loja online de material de escritório não terá com certeza a mesma imagem e mesma forma de comunicar, que uma loja online de fatos de banho.

 

2. Como vou definir os preços ?

Definir preços nunca foi uma tarefa fácil. Se já tem um negócio a rolar, preços definidos e margens confortáveis, basta validar o impacto do investimento da loja online e dos custos associados à venda online dos seus produtos.

Se está a iniciar um novo negócio, e precisa de decidir que preços cobrar. Várias são as estratégias de definição de preço, com base no custo, na concorrência, no mercado. Sugiro ler alguns artigos sobre o tema, antes de avançar com qualquer outro passo.

 

3. Qual a melhor solução tecnológica para criar a loja online?

Existem várias opções quando falamos em criação de lojas online.

Plataformas de ecommerce onde escolhe um plano, com funcionalidades e serviços associados e paga mensal ou anualmente pela utilização. A vantagem é o baixo investimento inicial, a desvantagem está limitado a um conjunto de funcionalidades e quando precisa de algo mais especifico implica ou um aumento substancial da mensalidade ou migrar para outra solução.

Criação personalizada da sua loja online, uma equipa cria a sua loja de acordo com as funcionalidades e soluções que melhor se adaptam ao seu negócio, e no final a loja é sua sem mensalidades ou comissões. A vantagem é a flexibilidade na criação do seu projeto e o acompanhamento mais próximo de profissionais, a desvantagem a necessidade de dispor do valor inicial de investimento para a criação da loja online.

Tenta um caminho solitário e constrói uma loja online, existem vários tutoriais na internet que lhe podem dar umas ideias de como o fazer. Vantagem é que geralmente é uma solução gratuita (se não atribuir um valor monetário ao seu tempo), a desvantagem é que será sempre um trabalho moroso e corre o risco de não ficar como tinha idealizado.

O mais sensato e para que opte pela melhor solução, será ponderar qual o principal objetivo da loja online, é para vender umas coisas que faço em casa? Tenho uma loja física e quero começar também a vender online? Tenho uma ideia para loja online mas com umas características muito próprias? Mas também que futuro antevê para o seu projeto e com qual das soluções mais se identifica e o deixa mais confortável.

 

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4. Que outros gastos vou ter com a loja online?

Vai precisar de registar um domínio para a sua loja online. Nesta altura já terá pensado num nome para a sua marca, geralmente é esse o nome usado para a criação de domínio (ex. www.nomedaminhamarca.pt) que pode ser .pt ou .com (existem outras opções menos utilizadas). Será através deste endereço que terão acesso à sua loja e por isso terá sempre de ser único. Daí, pense em algo único e representativo, e quando precisar de verificar se já existe, pode por exemplo pesquisar diretamente no Google ou através da DNS .

Alojamento web, o que é o alojamento? Imagine como se a loja online se tratasse de uma casa, o domínio que registou funciona como a morada da sua loja online, o alojamento web é a renda que paga para utilizá-la. É o pagamento do “espaço” que ocupa a sua loja online na internet, tal como a utilização de emails associados ao domínio e à sua loja online.

Existe só mais uma questão, o certificado de segurança SSL, todas as lojas online deverão ter um. Porque é o que assegura a proteção dos seus dados e dos seus clientes. Para além disso é um dos factores valorizados pela google no posicionamento dos sites nas pesquisas.

Qualquer um destes custos são anualidades que são pagas durante todo o período de funcionamento da loja online.

 

5. Como apresentar os produtos na loja online? 

Porque “Uma imagem vale mais que 1000 palavras” é muito importante assegurar que tem as melhores Imagens dos Produtos.

Neste caso podemos mesmo dizer que os visitantes de uma loja online retêm 80% do que vêm e apenas 20% do que leem. Daí a grande importância de dedicar tempo às fotografias de produtos, de boa qualidade, em várias perspetivas, não esquecendo pormenores importantes. Porque afinal o cliente quer ver tudo, e “sentir” os seus produtos como se os estivesse a manipular.

No entanto, as descrições dos produtos também não devem ser deixadas ao abandono. Boas descrições vendem. Mas não apenas descrições técnicas e de funcionais. Descrições sensoriais, que contem uma história, honestas e fiáveis.

 

6. Como vou enviar os produtos?

Quais serão os métodos de envio disponíveis na loja online. Este continua a ser um dos principais fatores valorizados pelos clientes online, e que muitas vezes leva a desistência já no carrinho de compras.  Será gratuito? Gratuito apenas para valores acima de X? Variável de acordo com o peso ou morada? Procure a melhor solução para si, mas certifique-se que fica bem configurado na sua loja online as diversas opções.

 

7. Que métodos de pagamento estarão disponíveis na loja online?

Atualmente são várias as opções disponíveis, transferência bancária, pagamento por cartão de crédito, Paypal, refª MB, pagamento no acto da entrega, … Todos eles têm vantagens e desvantagem. Deverá ponderar custos de cada uma das soluções, e quem será o seu cliente. Por exemplo no mercado português a refª MB continua a ser a opção mais escolhida, mas se pretende vender para fora de Portugal faz sentido incluir Paypal.

 

8. Como vou emitir facturas?

Também neste ponto existem várias soluções, desde sistemas de facturação offline, softwares de faturação online com várias preços e funções, que podem estar diretamente integrados na loja online e ser um processo completamente automático ou não. Mais uma vez vai depender do seu método de trabalho e de como pretende gerir a loja online. Deixo aqui alguma da legislação portuguesa em relação à emissão de facturas.

 

9. Que leis preciso de cumprir para ter uma loja online? 

Existe legislação especifica a cumprir desde a regime aplicável às práticas individuais restritivas do comércio aos contratos celebrados à distância e fora do estabelecimento comercial

Por exemplo, sabia que, a loja online deverá apresentar elementos completos de identificação da empresa/vendedor, nomeadamente: Nome ou denominação social, Endereço geográfico em que se encontra estabelecido e endereço electrónico, Registo comercial, Número de identificação fiscal.

Do mesmo modo, deve ser apresentada a entidade de resolução alternativa de litígios de consumo (RAL) designada e o respetivo website. Poderá ainda constar a morada e os contatos telefónicas da mesma.

 

10. Como é que faço a gestão da loja online?

No backoffice, área de gestão da loja vai poder gerir todas as encomendas, envios e dados dos clientes, já com as actualizações do RGPD. Mas também, poderá fazer o controlo de stocks, ter acessos a relatórios por exemplo dos produtos mais vendidos ou dos produtos nunca comprados. E outras informações fundamentais para a gestão de uma loja online, como carrinhos abandonados, produtos colocados no carrinho que o cliente não chegou a efectuar a compra. Para além disso, a loja online estará integradas com o Google Analytics, de modo a que percebe qual o volume de tráfego, quantas visitas tem por dia à sua loja online, mais um conjunto de informação que o vão ajudar a tomar decisões com vista ao sucesso da sua loja online.

 

 Em Resumo

Como criar uma loja online

 

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