6 passos para a Renovação do Website da sua Empresa

 

Tantas são as empresas em Portugal que já não se identificam com o site que têm, ou porque não é de todo funcional, ou porque nem sequer conseguem actualizar os conteúdos, ou porque deixou de espelhar a imagem da marca, … ou porque simplesmente foi construído no inicio do século com a tecnologia disponível e está completamente obsoleto, e sabem bem do que estou a falar.

 

"A renovação do website da empresa fica sempre para o mês seguinte, e com isso vão passando anos, é sempre um assunto adiado."

 

Mas o website de uma empresa funciona como a “cara” online da empresa. E actualmente este é o primeiro e por vezes o único contacto que os potenciais clientes têm com a empresa. Que nem chegam a contactar a empresa, com base na experiência que tiveram na visita ao website.

Sabe-se que mais de 7 milhões de Portugueses (70%) acedem à internet. A utilização da internet para fins profissionais representa 73% de todos os acessos, enquanto que o seu uso para fins pessoais representa 27%.

Em Portugal 85% de toda navegação na internet começa no Google, e 75% dos consumidores recorrem a pesquisas na internet antes de efectuarem uma compra de produto ou serviço.

Facilmente se depreende que um site desatualizado ou que não responda às necessidades da empresa e dos potenciais clientes traz grande prejuízo e, não pode ser visto como um assunto repetidamente adiado.

A evolução dos websites é notória, e o que pensaria se chegasse ao website da Macdonalds e se deparasse com a versão dos anos 90?

 Evolução websites

Como renovar um website?

 

Existem várias abordagens.

Pode fazer internamente se tiver recursos para isso, tempo e pessoas habilitadas.

Pode procurar uma solução low cost, essas soluções rápidas são satisfatórias num curto prazo, mas rapidamente irá cair no mesmo problema que o perseguia anteriormente.

Ou, pode procurar uma solução personalizada, desenvolvida à medida das necessidades da empresa. Construída com uma visão de futuro, que lhe assegura a possibilidade do seu site crescer com a sua empresa. Fazendo alterações e adicionando funcionalidades sem precisar de criar um novo website de raiz cada vez que precisa de alterações.

 

Por onde começar na renovação de um site?

 

A renovação do website de uma empresa deverá ser um processo ponderado e analisado sob diversas perspetivas.

Para criar um website não basta colocar umas imagens bonitas e meia dúzia de textos. Há que ter em conta a comunicação da marca, o modelo de negócio e sector em que a empresa se enquadra, o principal objectivo que se pretende para o website e o que pretendemos que cada cliente faça no nosso website.

 

Estes são alguns dos passos pelos quais uma renovação de website passa:

 

1 Passo: Avalie o seu website

Existe sempre um motivo para sentir a necessidade de alterar o seu website.

Por isso, em primeiro lugar deve começar por avaliá-lo. A sua empresa deve perceber que alterações são necessárias, que melhorias procuram.

O que é que acha que funciona? O que é que gosta? (se houver alguma coisa 😊) O que tem funcionado? Como é que os clientes o contactam via website? Que dúvidas são mais frequentes quando os clientes o abordam.

Estude e registe as métricas principais do website. Use e abuse do Google Analytics para perceber quais os indicadores que devem ser melhorados. Pode analisar por exemplo: tempo que utilizador está no seu website, a taxa de rejeição, a taxa de conversão e muito mais.

Pode ainda, pedir a um grupo de pessoas que não conheça o site da empresa e observe a forma como elas encontram a informação relevante dentro do seu website ou seja, a forma como elas se comportam. Faça perguntas, como por exemplo:

Encontra facilmente os meus serviços? Os meus contactos?

Parece um teste simples, mas é uma excelente forma de analisar de forma empírica os problemas que devem ser corrigidos no novo website da empresa. Transmita toda essa informação à sua equipa responsável por desenvolver o seu website.

Pode também procurar como são os websites de outras empresas que operam no mesmo sector, o que gosta, como se sente a navegar neles, … Tal como novas tendências e o que se faz actualmente em termos de desenvolvimento de websites.

 

2 Passo:  Analise o Conteúdo (Imagem, texto ou vídeo)

O conteúdo do website precisa de ser analisado, quais as informações fundamentais na comunicação da empresa, da marca, dos serviços/produtos.

O conteúdo do site antigo será para manter? Muitas vezes os sites mais antigos eram fundamentalmente páginas com texto e visualmente pouco apelativos. Contudo, muitas vezes essa mesma informação pode ser apresentada, mas de modo mais interativo e de fácil leitura.

Precisa de novas imagens? Pode por vezes até fazer sentido contratar um fotografo que lhe irá possibilitar a utilização de fotos reais no seu website, com um ar profissional e actual.

 

3 Passo: Pense na estrutura do novo website.

Não comece por criar novo conteúdo para o website sem perceber o que faz sentido em termos de estrutura do website.

Profissionais de desenvolvimento de websites para além de saberem o que é suposto um website conter, também têm conhecimentos em termos de UX (experiência do utilizador), ou seja, o que uma página deverá ter para que o potencial cliente encontre o que procura e o contacte. Que no final, é o mais importante de tudo.

Normalmente é mais fácil criar o design do seu website quando as bases do conteúdo já estão definidas do que ao contrário. Porque o design deve responder a uma necessidade e não ser o principal foco da renovação, nem funcionar como limitador dos objectivos principais, mas trabalhar para eles.

 

4 Passo: Deixe o Desenvolvimento do website para quem sabe

Alinhe ideias com a empresa que lhe vai desenvolver o website para a empresa, assegure-se que a comunicação se fez sem dúvidas e incertezas. E descanse. O seu trabalho está feito por agora.

Entregue toda a informação que recolheu e aguarde que o website seja desenvolvido. Os prazos de entrega podem variar tal como os métodos de trabalho e as tecnologias utilizadas de empresa para empresa.

 

5 Passo: Antes do lançamento

Assegure-se que a empresa que escolheu para desenvolver o website da empresa lhe apresenta uma fase de testes. É nesta fase que conseguirá avaliar o que foi desenvolvido, pedir ajustes e alterações e testar o seu próprio website.

Irá receber formação sobre o backoffice e aprender a inserir todos os conteúdos no website. Ficando com total autonomia após o lançamento do site.

Deve seguidamente inserir o conteúdo desenvolvido e reformular caso seja necessário adaptá-lo à estrutura final, criada especificamente a pensar em si.

Além disso, está na altura de preencher meta títulos, meta descrições. Pesquise as palavras-chaves com maior relevância para o negócio e optimize os mecanismos de pesquisa no site. Aplicando as melhores praticas de SEO, antes de o colocar disponível. Pode sempre pedir uma ajuda neste campo.

 

6 Passo: O grande Lançamento

O website da empresa renovado é publicado, passa a ser público, e acessível a todos.

Mostre-o e sinta orgulho no seu novo website.

 

Estes são os 6 passos de um plano que pode seguir caso esteja a pensar em actualizar o seu website.

Podemos ajudá-lo neste processo, contacte-nos e saiba como fazer.

Pedir Orçamento

 

Partilhe este Artigo